No mês de abril a escola deu início ao projeto "Dengue: Cuide-se senão o bicho pega.
Preocupados com a dengue ser, atualmente, um dos maiores problemas de saúde pública do mundo, chegamos ao consenso que precisamos fazer alguma coisa para ajudar as pessoas que estão ao nosso redor!
Preocupados com a dengue ser, atualmente, um dos maiores problemas de saúde pública do mundo, chegamos ao consenso que precisamos fazer alguma coisa para ajudar as pessoas que estão ao nosso redor!
Então, surgiu a ideia do projeto, com o objetivo de reduzir o número de focos de mosquito transmissor na nossa comunidade. Os alunos dos anos finais, orientados pelos professores, construíram armadilhas da dengue para distribuir na comunidade, orientando os moradores sobre a gravidade da doença.
Algumas turmas trabalharam, através de uma webquest.
Os alunos da 6ª série, produziram textos. Veja:
DENGUE
ERA UMA VEZ UMA BELA MENINA CHAMADA LUIZA.
LUIZA ERA UMA MENINA MUITO SAPECA, ESPERTA E BEM ESTUDIOSA, ADORAVA PORTUGUÊS E CIÊNCIAS.
ELA COMEÇOU A ESTUDAR DENGUE PORQUE NÃO SABIA MUITO BEM O QUE ERA A DENGUE. DEPOIS DE DUAS SEMANAS E MEIA, O ESTUDO JÁ ESTAVA QUASE ACABANDO E O BICHO PICOU A MÃE DELA, QUE PEGOU A DENGUE DO TIPO 1, CONHECIDA COMO A DENGUE CLÁSSICA.
DEPOIS QUE SUA MÃE ESTAVA MELHOR ELA SE SENTIU FELIZ E ALIVIADA. POR SORTE ELA JÁ ESTAVA TENDO OS MAIORES CUIDADOS PARA NÃO HOSPEDAR O MOSQUITO.
E AÍ VAI UNS CONSELHOS: NÃO ACUMULE ÁGUA PARADA E TAMPE AS CAIXAS DE ÁGUA.
DEPOIS DELA TER ESTUDADO MUITO, LUIZA SE CONFORMOU QUE A DENGUE NÃO É BRINCADEIRA E QUE TEM QUE SE CUIDAR.
AUTORA: AMANDA MORAES
Dengue!
Era uma vez dois amiguinhos chamados Moroca e Lili.
Moroca e Lili adoravam brincar em frente a casa deles, só que tinham medo do Mosquito da Dengue. Moroca disse:
_ Lili minha mãe disse que não devemos deixar água mesmo limpa parada em qualquer lugar: tampinhas, sacolas plásticas, em vasos de flores etc.
Lili responde:
_ É mesmo Moroca!
Moroca fala:
_ É, temos que evitar de deixar água parada nos lugares.
Lili fala:
_Você sabia que uma coleguinha minha da escola está com essa doença aí, por causa desse mosquito?
Moroca diz:
_ Eu não sabia Lili. Hei, mas minha mãe limpou todo o quintal da minha casa, encheu de areia os pratinhos de plantas, guardou as garrafas todas de cabeça pra baixo, jogou no lixo todos os objetos que poderia acumular água, lá em casa o mosquito da dengue não tem vez.
Lili diz:
_ Lá em casa minha mãe também cuidou do nosso quintal ela deixa as caixas de água sempre com tampa também deixou fechado os barris, tambores, tanques, tudo está devidamente fechado.
Moroca fala:
_ É minha amiga Lili, para acabarmos de vez com esse mosquito da dengue precisamos nos unir e cada um fazer sua parte, porque minha amiga, o problema é de todos e a solução também.
Lili diz:
_ É vamos combater esse mosquito da dengue porque dengue Mata!!
Autor: Daniel Cavalheiro Ramos
ARMADILHA DA DENGUE
Era uma vez uma menina chamada Paola que adorava fazer armadilha da dengue,
o sonho dela era distribuir essas armadilhas por toda a vizinhança.
Um dia ela saiu de casa feliz porque iria entregar suas incríveis armadilhas para as pessoas e conseguir ajudar as famílias na prevenção da dengue.
Paola pediu ajuda aos seus coleguinhas para distribuir as armadilhas da dengue e eles distribuíram muitas.
Depois de 15 dias eles voltaram nas casas e tinham pegados bastante ovos do mosquito da dengue.
Autor: Felipe
DENGUE
A dengue é uma doença que estamos tentando combater.
Existem crianças e pessoas que acham que nunca poderão contrair essa doença.
Nós, alunos do Mamede estamos tentado combater a dengue, com armadilhas feitas por nós mesmos, porque estamos preocupados com a saúde de muitas pessoas e nosso dever é proteger as nossas casas.
Podemos afastar a dengue não deixando água parada em garrafas, limpar piscinas com cloro, colocar areia nos vasos de flores,tampar as caixas de água e devemos tirar a água das calha afastando o foco do mosquito.
AUTOR: Douglas Pierre de Ávila Moraes
Um menino e sua cartola
Era uma vez um menino chamado Michaell, ele tinha uma cartola. Ele gostava de fazer mágicas.
Um dia ele deixou sua cartola na chuva, sem perceber... Ele fez uma mágica na água, e sem perceber ele criou o maior ser e mais perigoso: O Mosquito da Dengue, este ser era um mosquito que picava pessoa e transmitia dengue por todo mundo e até matava as pessoas com esta doença incrível. O nome desta criatura era “AEDES AEGYPT”.
Michaell estudou muito o caso e não conseguiu acabar com o mosquito, assim esta doença foi se espalhando, e o número de mosquito foi crescendo e matando mais pessoas e Michaell que só tem 14 anos, e não sabia mais como deter a dengue, e as mortes continuaram acontecendo... E se quer saber mais sobre esta incrível história leia no livro “O menino criativo”.
Autor: Gabriel & Renan
A mosquitinha da dengue
Era uma vez uma mosquitinha que só pensava em picar pessoas. Ela picava um monte de gente para tirar o sangue para se alimentar e também botava entre 300 e150 ovos por dia. Essa era a mosquitinha da dengue.
A dengue é perigosa, a gente tem que combater juntos.
O combate contra a dengue não pode parar.
Autor: José Otávio
A vida no campo pode ser perigosa
Era uma vez uma família grande, as pessoas desta família se importavam com a Dengue pois as maioria eram crianças que adoravam brincar. Tempos depois a família mudou-se para um Sitio na zona rural …
Mas lá, não era tudo que a família esperava , a casa era velha, o pátio era imundo e o terreno era grande. Enquanto os mais velhos arrumavam a casa , as crianças faziam o que mais gostavam: brincar na mata. Mas estava lá um mosquito muito esperto chamado AEDES AEGYPT, o mosquito da dengue. Uma das crianças foi picada, as outras chamaram os pais que cuidaram dela e por sorte ela ficou bem.
Agora as crianças e os pais sabem como se prevenir contra esse mosquito. Depois que uma criança ficou entre a vida e a morte, eles reconstruíram o sítio que agora é um verdadeiro paraíso .
Eles viveram felizes para sempre...
Autora: Laura Raiane Carvalho
UM MENINO FALANDO SOBRE A DENGUE
Era uma vez um menino chamado Carlos. Ele tinha uma amiga chamada Daniela. Em sua escola, estavam estudando sobre a dengue.
A menina disse que não devem deixar água nos potinhos de flor nos pneus por que o mosquitinho vivia ali. Já o menino falava que se for picado por um mosquito da dengue deve ir ao hospital e algumas pessoas até podem morrer.
Por isso, devemos cuidar em nossa casa, não deixar água nos potinhos de flor para evitar o mosquito.
Vamos evitar o mosquito!
Autora: Ronize Antunes de Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário